terça-feira, 18 de novembro de 2008

Para Monica


Ouvimos sempre e constantemente repetimos a palavra AMIGO, mas acredito que poucos já pararam para pensar no verdadeiro significado e no que ela realmente representa em nossas vidas.
A palavra amiga pra mim se resume em uma pessoa; Pessoa essa que apareceu na minha vida, quando eu ainda tinha 12 anos. Eu havia acabado de me mudar para uma cidade nova, diferente e não conhecia ninguém, então, ela apareceu. Tímida se aproximou, me cumprimentou e sutilmente ofereceu sua amizade. Não sei bem em que momento nem como aconteceu, mas fui aos poucos me aproximando e encontrando mil motivos para estar sempre com ela. Nos anos seguintes, estivemos juntas em todos os momentos das nossas vidas. Passávamos horas uma na companhia da outra, dias grudadas, muitas e muitas vezes noites em claro. Assistíamos filmes, íamos aos mesmos lugares, comíamos a mesma comida, ríamos do nada (como fazemos até hoje), viajávamos sem sair do lugar, viajávamos saindo do lugar, dormíamos na mesma cama e às vezes quando tudo isso já tinha sido feito, ficávamos ali paradas em silêncio e isso já era bom demais. Dividíamos sonhos, aventuras e segredos. Ninguém entedia nossa amizade, mas pouco nos importávamos com o que pensavam.
Chegou à vida adulta, e lá estávamos juntas também. Mas... ai veio a época da faculdade e a nossa amizade intensa teve uma pausa. Enfiei-me nos estudos, não a encontrava com freqüência, não falava mais todos os dias com minha amiga, conheci outras pessoas, vivi em um mundo que não era o meu... Fui egoísta.
Não estive presente quando o casamento dela se aproximou, não pude estar ao lado dela quando o nervosismo apertava, não fui a uma prova do seu vestido de noiva, não ajudei na decoração da igreja, não fui amiga quando ela precisou.
Ao contrário de mim, ela sempre esteve ali não deixou de me querer lá ao lado dela no altar. Quando precisava, sabia que podia contar com ela, sabia que poderia encontra - lá, conversar com ela. Nos momentos mais difíceis e também nos alegres ela sempre esteve presente, às vezes quietinha, mas só de saber que ela estava ali já ficava feliz.
Finalmente os estudos terminaram cinco anos e meio depois ela estava lá, para me receber... acolhedora como sempre.
Agora maduras, percebo que ela não é só minha amiga, ela é parte do meu coração. Se o mundo desabar e ela estiver por perto, eu não vou ter tanto medo. Se eu estiver triste sei que a cia dela me trata felicidade. Divertimos-nos muito mais agora, mesmo quando ficamos horas na frente do computador, ainda assim é muito divertido.
Hoje mais uma vez passo por um momento de grande decisão e dessa decisão depende todo o resto da minha vida. Confesso que morro de medo, e esse medo só passa quando ela me olha e fala:
_ Vany, vai dar tudo certo!
Nessa hora penso: Se tenho o apoio da minha família e o apoio dela, consigo sobreviver. Se me apóiam e me ajudam vou ficar bem.
Talvez poucos entendam algo assim. Mas meu coração fica completinho com uma amizade assim, percebo que é importante e fundamental, não deixar que nada pause nossa alegria de viver. Aprendi algo com tudo isso. “Jamais permitirei que a vida de uma pausa nas coisas importantes da minha vida”. Nunca mais deixarei!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Poxa amiga q coisa mais linda, vc nao sabe o susto q levei qdo abri seu blog e vi...para monica, kkkkk!!!
Nossa vany quero te dizer q em nenhum momento vc foi egoista, nunca entendeu? tdos temos q passar por fases na vida q nao incluem amigos antigos, mae, pai e etc.
E vc nao sabe o qto foi bom ver vc passando por seus momentos de amadurecimento, mas era melhor ainda qdo por vezes vc me incluia neles, me ligando ou aparecendo mesmo q mto rapido.
Hj nao existe um só dia q nao torça por vc e queira ver suas vitorias. Sinto vc tbem como parte do meu coraçao, e sei q nem mesmo a distancia e nem os anos irao tirar de nós essa doce cumplicidade. Vc realmente faz meu dia ficar mais leve, posso estar mal, mas sei q qdo nos falarmos, me sentirei mto confortada e feliz.
Mas aprendi q pausa é necessaria, e em alguns momentos acontece sem percebermos, e foi isso q nos aconteceu, hj vejo q nunca colocamos um ponto final e isso é o mais importante. Bjos e eu te amo mto.