quarta-feira, 12 de agosto de 2009

ATENÇÃO


Diz uma lenda árabe que dois amigosviajavam pelo deserto e em um determinadoponto da viagem discutiram. O

amigo ofendido, sem nada dizer,escreveu na areia:
HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO.
Seguiram e chegaram a um oásisonde resolveram banhar-se.

O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se pegou um estiletee escreveu numa pedra:
HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA.
Intrigado, o amigo perguntou:
Por que depois que te bati,você escreveu na areia e agora que te salvei,escrevestes na pedra?
Sorrindo, o outro amigo respondeu:
Quando um grande amigo nos ofende,devemos escrever na areia onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar.

Porém quando nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra da memória e do coração;onde vento nenhum do mundo poderá apagar.

Se há uma coisa da qual não podem me acusar é de ser rancorosa. Já me fizeram muitas coisas... daquelas que deixam a gente triste, magoada, descrente dos que achamos que são amigos.

Já pensei que não ia conseguir perdoar, esquecer, deixar pra lá... Mas, estranhamente, eu não consigo ficar com raiva ou magoada por muito tempo, por pior tenha sido o que me fizeram. Já chorei muito... principalmente quando eu achava que a pessoa em questão era uma grande amiga ou confiava muito nela. Ou esperava muito dela. Porque tenho esse defeito "de fábrica": esperar muito dos outros. Esperar que os outros sejam como eu que me envolvo e que vivo esse envolvimento. Esperar que os outros sintam parecido com o que eu sinto.

Mas já mudei bastante. Antes eu não admitia ter perto de mim alguém que não fosse parecido comigo. Hoje a idade me fez mais tolerante. Posso até não entender a pessoa, mas procuro relevar certas atitudes. Não todas, porque tem coisas que são difíceis da gente entender. Algumas atitudes que podem nos parecer estranhas: destrutivas, obssessivas, frias, indiferentes, egoístas... Mas que fazem parte da personalidade das pessoas... Mas que às vezes nos ferem como se soubessem o que estão fazendo.

Depois de algum tempo percebi que é necessário prestar mais atenção no que falamos, no que fazemos...pois as vezes indiretamenta magoamos e ofendemos tanto quem esta do nosso lado, quem amamos e nem sempre essa pessoa sabe escrever na areia, e lá está a pedra toda disposta a ensinar como se escrever nela.

Nenhum comentário: