segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ser amigo



Hoje eu me peguei por diversas vezes pensando nas relações humanas. Muitas pessoas reclamam sobre a dificuldade em lhe dar com os ser humano. Sempre ouço coisas do tipo: Fulano é não difícil de se entender, Beltrano tem o gênio tão forte... O mais incrível de tudo é que embora as pessoas tenham absoluta certeza de que somos todos diferentes, vivem a procura de alguém que se encaixe perfeitamente. Poxa... isso não existe. Quem propicia esse encaixe, somos nós mesmos. Quando amamos alguém não tentamos agradá-lo de alguma forma para que a convivência seja harmoniosa? Então, porque não praticar esse exercício diariamente??
Em vários anos trabalhando diretamente com as pessoas aprendi muita coisa. Nos últimos 3 anos convivo diariamente com mais de 200 pessoas diferente, nunca são os mesmos (e o pior todas elas em fase de formação) tendo apenas eu como mediadora de todas as relações dentro daquele ambiente. Confesso que às vezes parece que esqueço de quem sou, tantas são as discrepâncias entre eles. Tenho me saído bem nessa árdua tarefa e vez ou outra ouço dizerem: “Você é demasiadamente observadora, percebe que algo não esta bem com um simples olhar”... Isso para mim, não deixa de ser um tremendo elogio, porque foi isso que escolhi pra minha vida. Ensinar, respeitar as diferenças, aceitar o oposto e dividir as experiências. Tenho sido feliz na minha jornada. Mas isso tudo ainda me deixa confusa... porque afinal a pessoas tm tanto medo de que os outros as conheçam a fundo, porque são duros em aceitar que quem está de fora enxergar as coisas um pouco melhor???
Amigos são assim sabia... Sentem certa resistência em se deixar conhecer. Quando os amamos profundamente só queremos o que há de melhor, mas muito acham que não. Que o fato de alertá-los para algumas cosias é sinônimo de briga, é porque somos ranzinzas, é porque queremos dominar a situação e por ai vai...
Amigo que é amigo deveria deixar as coisas acontecerem, deveria se permitir ser amado sem medo de se decepcionar... amigo que é amigo, deveria apenas sentir. Mas até isso está difícil nos dias de hoje. Eu peço a Deus todos os dias, que transforme corações enfermos, que cicatrize as feridas ainda mal curadas, que façam pessoas acreditar, que se é possível amar, dá carinho sem intenção de machucar...
Hoje, eu estou ansiosa pra que isso aconteça. Pois quero dividir o lado bom de amar sem nada desejar em troca.

3 comentários:

Nelson José disse...

Admiro quem ao passar o que passou ao invés de diminuir e tornar mesquinho, purifica e aumenta o amor que tem consigo.
Mas esse é o caminho que optamos por andar,caminho onde qualquer momento seremos recompensados conforme o desejo que temos de amar.

Anônimo disse...

Pois é Vanessinha, como amigo ja disse tbm te admiro muito. Poucas pessoas com sua história de vida seriam tão doces, amáveis, gentis e tão compreensiva. A vida ao seu lado é uma caixinha de surpresa, a cada dia você me surpreende mais, porisso sua cia é tão desejada.

Anônimo disse...

Pois é Vanessinha, como amigo ja disse tbm te admiro muito. Poucas pessoas com sua história de vida seriam tão doces, amáveis, gentis e tão compreensiva. A vida ao seu lado é uma caixinha de surpresa, a cada dia você me surpreende mais, porisso sua cia é tão desejada.